Pets e os cuidados com os enfeites de Natal!

Você conhece o Tuco-tuco?
Dezembro 9, 2016
Pet não é brinquedo e nem mercadoria!
Dezembro 23, 2016

Pets e os cuidados com os enfeites de Natal!

Época muito colorida e brilhante, cheia de magia e alegria. Esse é o Natal. Muita gente conta os minutos para poder montar sua arvore e enfeitar com tudo que tem direito. Nada mais normal. Mas para que as festas possam ser mais lindas e brilhantes ainda, e que tudo corra bem, você deve tomar alguns cuidados essenciais com os enfeites de Natal e os pets. Você já pensou que os enfeites de Natal podem significar perigo para o seu pet?

Bolas pequenas ou gigantes, luzinhas coloridas que piscam, guirlandas cheias de fitas penduradas, mini enfeites para pendurar na arvore, nossa, tantos atrativos para o seu pet se divertir, não é verdade?

Pois é, principalmente se ele for um filhote. Por isso, todo cuidado é pouco!

Mas como fazer para tornar o ambiente mais seguro para o seu pet, sem deixar de enfeitá-lo?

Gatos adoram escalar, principalmente se houver um brinquedinho ou algo que chame sua atenção como alvo. Imagine enfeites tipo caixinhas, pendurados na arvore de Natal, balançando, que tentação, não é verdade? Ou as luzes piscando de maneira alternada? Bolinhas ao sabor do vento, sacudindo para lá e para cá…  pets-enfeites-1

O ideal é que a arvore e todos os seus enfeites, fiquem em um lugar seguro, e que de preferência o pet não frequente esse ambiente. Mas, se isso não for possível, procure alternativas como:

*Não use enfeites de vidro, como as bolinhas, por exemplo. Procure enfeites de plástico. Assim não haverá riscos de o pet morder a bolinha e cortar a boca ou qualquer outra parte do corpo.

*Fitas, papel de presente por exemplo, podem ser ingeridos e se transformar em corpo estranho no aparelho gastrointestinal do pet, causando graves lesões e até levando a óbito. Então, não facilite com esses enfeites.

*Os fios dos enfeites luminosos, devem ficar bem protegidos e fora do alcance dos pets. Lembre-se que filhotes principalmente, adoram roer as coisas, e se isso acontecer com os fios, levaram choques que podem causar de leves lesões até o óbito do seu pet. Existem no mercado, algumas alternativas à venda, para proteger e armazenar os fios. Mas se não for possível adquirir um desses, pelo menos tente colocar debaixo de um tapete, ou até enrolar com fita isolante.

*Procure colocar os enfeites suspensos e sem nada ao redor que possa servir de “escada” para o seu pet alcança-lo. Que tal inovar e fazer uma decoração suspensa, e segura, claro!

*Evite usar sprays que imitam neve, ou tintas. Esses produtos podem ser tóxicos para os pets, causando de leves vômitos e diarreias, a graves intoxicações.

*Não coloque enfeites comestíveis na sua arvore ou decoração, como por exemplo em guirlandas. Lembre-se que o olfato do seu pet é muito mais apurado que o nosso, e que com certeza será uma grande tentação para ele, que se conseguir pegar e comer, dependendo do que seja e da quantidade, poderá ter de uma leve intoxicação a complicações muito mais graves.

pets-enfeites-2

 Tomando todas as providências para prevenção, no mais, é prestar atenção no comportamento do seu pet e curtir muito as festas de fim de ano, em segurança!

Não esqueça de colocar seu sapatinho na janela!

Feliz Natal!

Prevenção é tudo, quem ama cuida e protege!  

(Fotos: Internet)

Medica Veterinaria Dani Raro Danielle Raro – Médica veterinária

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *