O perigo pode estar na vasilha do seu pet!

Eventos, feiras e congressos veterinários em 2016
Maio 20, 2016
Eu recolho as fezes do meu pet, e você?
Maio 31, 2016

O perigo pode estar na vasilha do seu pet!

Com que frequência você lava a vasilha de água do seu pet?

Muitos proprietários apenas completam a vasilha com água, sem fazer uma higienização correta da mesma. Você sabia que aquela coisa estranha, gosmenta, que você acha que é baba do seu pet, é na verdade um biofilme?

Mas o que é biofilme?

É uma espécie de película produzida por micro-organismos que se adere à superfície da vasilha e da água. Então você já pode imaginar como está a água que você deixa seu pet beber, né? Pois é, cheia de bactérias! Essa substância pegajosa, age como uma “cola” para fixar os micro-organismos na vasilha e na água de seu pet. Neste biofilme pode ter Listeria, E. coli, entre outros tipos de bactérias, que o seu pet pode ingerir quando beber água. Bactérias que podem causar de leves diarréias até graves intoxicações.

Por isso não devemos apenas completar a vasilha de água dos pets, devemos lavá-las com frequência, e trocar todos os dias a água, mesmo que ainda tenha água na vasilha, dispense e reponha! O cuidado deve ser redobrado se mais de um pet beber na mesma vasilha!

Isso vale também para a vasilha de comida, que deve ser lavada sempre que for repor o alimento, seja ele seco ou úmido, pois pode até ser pior do que a de água, já que pode ficar com restos de alimentos, o que pode facilitar crescimento de bactérias ainda piores.

Prevenção é tudo! Quem ama protege!

Danielle Raro

CRMV-RJ – 10.004

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *