Convivendo e cuidando dos gatos!

A inteligência dos mini pigs
Junho 26, 2016
Esporotricose: Será o gato o grande vilão?
Julho 4, 2016

Convivendo e cuidando dos gatos!

Não existe uma fórmula secreta para o comportamento de um gato. Cada gato é um ser em especial que desenvolve com seu proprietário uma relação particular. Ele irá demonstrar o que quer, o que está sentindo, suas manias, alterações comportamentais, suas vontades, suas alterações fisiológicas. É preciso que o dono aprenda a ler seus sinais e tente manter sua individualidade.  O gato não é egoísta como muitos pensam e dizem, ele simplesmente é solitário e independente por natureza. Isso é uma característica comportamental. Ser independente para o gato é muito importante. Mas ser independente não significa que não amem seus donos, que não possam se apegar ou ser sociáveis. Sim, isso pode acontecer, mas no tempo dele, quando ele quiser. A maneira com que expressam seu carinho é peculiar. Quando se esfregam nas pessoas, estão colocando seu cheiro, mostrando que gostam, que há confiança. Na verdade, estão liberando feromônios que estão presentes na região próxima ao focinho. Essa substância só é reconhecida por eles, entre eles. Fazem a mesma coisa com o ambiente e com os objetos, pois o feromônio também está presente em outras partes do corpo como por exemplo nos coxins (ou almofadinhas das patinhas). É como se marcassem que já reconheceram e que confiam em alguém ou algo.

A necessidade de dormir do gato é um pouco maior que na maioria dos animais. Chegam a dormir 18 horas por dia. house-cat-sleeping-in-sunlight-1618648

Gatos são muito inteligentes e podem associar determinadas situações a hábitos, como por exemplo:

*Se um dia você acordar para dar comida a ele quando ele miar as 5 horas da manhã, ele fará disso um hábito;

*Se quando ele olhar para a vasilha e miar, você colocar comida fresca, ele irá habituar a fazer isso sistematicamente, mesmo que ainda tenha comida na vasilha;

*Se você abrir a bica da pia ou tanque para ele uma vez, provavelmente irá ter que fazer para sempre, pois ele irá miar e pedir até que você o faça.

Gatos gostam de “beliscar” várias vezes ao dia e sempre comida fresca. Por isso, o ideal é colocar a comida sempre em pequenas quantidades e com frequência, mantendo assim o alimento sempre fresco e atrativo. O alimento deve ser de qualidade e não esquecendo que a quantidade não deve extrapolar as indicações diárias, para que o animal não fique obeso.

Lembrando sempre que gatos precisam se exercitar e brincar, para não ficarem estressados e obesos.

Para um gato, a ingestão de água não é uma das tarefas mais fáceis. O gato precisa ser estimulado a beber água.  Boa parte deles, gosta de beber água corrente, podendo ser em uma fonte própria para gatos ou em uma bica aberta com um “filete” de água caindo. Ter mais de uma vasilha de água espalhada pela casa, também é uma alternativa.

Outro cuidado muito importante é com a caixa, banheiro ou bandeja higiênica do seu gato. Gatos são animais bastante limpos e exigentes, por isso é preciso trocar com frequência a areia higiênica (ou sanitária) e sempre lavar bem a caixa. Isso também ajudará a prevenir pododermatites, por exemplo.

Gatos estão muito sujeitos a ter problemas renais. Por isso, é muito importante que passem por avaliações médicas com regularidade. Consulta com médico veterinário para vacinas, exames de sangue e ultrassonografia devem estar na agenda do seu gato, pelo menos uma vez ao ano.

Outro detalhe importante para quem tem ou pretende ter um gatinho em casa é colocar telas em todas as janelas ou locais que ofereçam riscos de quedas aos bichanos. Gatos não são “suicidas”, mas adoram ficar deitados em parapeitos. Muitas vezes escorregam e caem se machucando gravemente e vindo até a óbito. pet-cat-1561822

E uma dica fundamental: Castre seu gato (a)! Castração é um ato de amor e proteção ao seu animal.

No mais, é aprender a conviver, entender e a respeitar o espaço desse ser tão especial que tem muito amor para nos dar.

 

 

Danielle Raro

CRMV-RJ – 10.004

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *