Comida quente pode fazer mal ao meu pet?

Vamos nos separar, e agora, quem fica com o pet?
Setembro 13, 2016
Arrancar os pelos do ouvido do seu pet não faz bem!
Setembro 16, 2016

Muitas pessoas me perguntam se podem ou devem aquecer a comida do seu pet. Uma dúvida que tira o sossego de alguns tutores.

Vamos lá então!

Os pets, em sua grande maioria, não têm um apetite tão caprichoso. Na natureza, comem sua caça ou qualquer outro tipo de alimento, em temperatura ambiente. Mas, se um dia a comida for oferecida ao pet aquecida, pode ser que ele se acostume dessa maneira, que o tutor crie no animal o hábito, passando então a rejeitar a comida em temperatura ambiente.

Mas quais as vantagens e desvantagens em oferecer a comida aquecida ao pet?

Se o seu pet está doente, não quer comer e é por acaso um gato, pode ser que haja alguma vantagem em aquecer o alimento, pois gatos podem ter um apetite mais caprichoso. Se a comida estiver gelada, também não é uma boa opção, é aconselhável aquecer o alimento. Tudo irá depender do tipo de alimento e também do comportamento do pet.      gato lambendo os beicos

No inverno, alguns tutores gostam de aquecer a comida de seus pets, no intuito de tentar aquecer o animal.

Quando falamos em aquecer, é deixar mormo, quase frio, pois lembre-se que o pet, normalmente vai com voracidade no alimento, e se estiver muito quente, poderá causar queimaduras na boca, esôfago ou estômago do pet, levar a gastrite e ainda causar diarreias.

Rações secas não devem ser aquecidas em sua grande maioria, pois podem perder a crocância e ainda desnaturar alguns nutrientes, salvo algumas que já são formuladas para serem hidratadas com agua morna. O mesmo pode acontecer com as rações úmidas que podem deixar de ficar pastosa, tomando uma consistência líquida, e como a seca, perder nutrientes.

Já a comida natural ou feita em casa para os pets, pode ser levemente aquecida, não deixando esquentar, ficar só morna, pois também pode perder suas características nutricionais.

small striped Scottish kittens eat diet food. animal isolated on white background

Normalmente os fabricantes de comida/ração para pets colocam em suas embalagens, orientações. Por isso o ideal é sempre ler o que o fabricante orienta sobre o aquecimento ou não do alimento.

Quando for aquecer a comida, tenha muito cuidado como irá fazer, principalmente se for no micro-ondas, use recipientes adequados para o uso no aparelho.

O importante é que o bem-estar e saúde do animal estejam sempre em primeiro lugar!

Prevenção é tudo, quem ama protege e cuida!

Medica Veterinaria Dani RaroDanielle Raro – Médica veterinária

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *