Cães e sua incrível capacidade de identificar doenças em humanos!

Sistema urinário e a necessidade de exames periódicos para os gatos!
Outubro 21, 2016
Produtos de limpeza podem fazer mal aos pets?
Outubro 28, 2016

Como se não já bastasse serem nossos melhores amigos e todo amor e companheirismo que nos oferecem, eles ainda conseguem identificar se estamos com tumores ou se vamos ter alterações de glicemia ou convulsões, por exemplo.
Pois é, isso mesmo. Nossos amigos peludos de quatro patas, podem identificar, através do olfato, se estamos doentes ou não.

Mas aí você se pergunta: Mas como isso é possível?    cães medicos 4

Estudos feitos na Universidade da Pensilvânia, mostraram que cães conseguem farejar algumas substâncias que o organismo do humano doente libera, através do odor.
Isso seria possível porque os cães têm cerca de 220 milhões de células olfativas no focinho, enquanto o humano tem cerca de 50 milhões.

No caso de humanos portadores de neoplasias (câncer), os cães treinados quando farejam, detectam os VOCs, que são Compostos Orgânicos Voláteis, alcano e benzeno, que são produzidos pelo tumor e que não estão presentes nas células saudáveis. Os VOCs já foram identificados em pacientes com tumor no pulmão e colón, através do hálito e o de próstata, através da urina. Ainda estão em curso os estudos para comprovar que os cães também podem identificar o câncer de ovário, pele, bexiga e mama, através do olfato.

Os pesquisadores já comprovaram que os cães treinados podem identificar e que os não treinados podem demonstrar que há algo errado, quando os donos, ainda nem tem noção do fato. Jácao-medico ouvi histórias de cães que ficaram tristes, agitados e fracos, e até se afastaram de seus donos. Mas que em dado momento, ao se aproximar da dona, demonstrou muita agitação ao encostar em seu seio. Pois bem, a dona, mesmo já tendo feito mamografia, onde não havia sido identificado nada, resolveu voltar ao hospital e refazer os exames, foi quando identificou um minúsculo nódulo, câncer. Ela foi operada e o cão voltou ao seu normal. Segundo os pesquisadores, a combinação do olfato muito apurado do cão com a grande afinidade e amor pelo dono, é a responsável por isso acontecer.

cão treinado glicemia

Além das neoplasias, os cientistas também estão fazendo estudos comprovando e usando os nossos amigos peludos para identificar doenças como diabetes, Alzheimer e outras. Cães também têm tido uma enorme importância no tratamento e acompanhamento de pacientes com algumas doenças. Eles são treinados para sinalizar quando seu dono terá uma alteração de glicemia ou até uma convulsão, por exemplo, dando tempo assim, do dono usar a medicação ou se precaver para não se machucar no caso de convulsões.

cão medico 3

Não podemos ainda deixar de citar a importância dos animais como “remédio” contra a depressão.

Os cães, cada vez mais demonstram que não vieram, até aqui, “a passeio”, que sua relação com seus donos é muito mais do que podemos imaginar, e que com certeza eles sabem disso! Não há como não amar cada vez mais esses seres cheios de muita luz e muito amor!

Prevenção é tudo, quem ama cuida e protege!

(Fotos: Internet)

 

Medica Veterinaria Dani RaroDanielle Raro – Médica veterinária

2 Comentários

  1. Arlene diz:

    Demais adorei o artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *