Meu cachorro não me dá atenção, o que faço?

Retenção e a importância da extração dos dentes de leite persistentes!
Novembro 4, 2016
É lontra ou ariranha?
Novembro 4, 2016

Meu cachorro não me dá atenção, o que faço?

Todos nós vemos cenas de filmes e desenhos, onde os cachorro só faltam falar com os donos. Mas, no nosso dia a dia com nossos peludos, muitas vezes a realidade é um pouco diferente. Algumas vezes, podemos chegar a achar que nossos cães são autistas, surdos ou tem alma de gatos.

Mas não é nada disso. Cães são como crianças, precisam de algo que lhes prenda a atenção.

Mas o que posso fazer?

1 – Você costuma interagir e brincar com seu cão?

Pois é, cães gostam de brincar, de ganhar atenção. Se você não interage com ele, vai se tornando “sem graça”, deixa de ser interessante. Por isso, brinque com seu cão, fale com ele usando um tom de voz agradável e amigável.

2 – Você briga muito com seu cão?

Ninguém gosta de alguém que o tempo todo está gritando e brigando com a gente. E o cão muito menos. Por isso, evite gritar o tempo todo com seu cão. Seja firme, mas não grite, não seja agressivo ou bata nele. A “visão” que seu cão irá ter de você, será negativa, de algo que causa desconforto ou dor.

3 – Você agrada e recompensa o seu cão, quando ele faz a coisa certa?

Um cão que é recompensado quando faz algo certo, é um cão que se sente seguro.  E isso pode estreitar e muito, os laços entre você e seu cachorro. Toda vez que seu cão fizer algo certo, o recompense de algum modo, seja com petiscos, com um afago, falando com ele com a voz de empolgação, vibrante, use palavras de incentivo, mas em tom baixo, mais uma vez, não grite.

4 – Você é carinhoso com seu cão?

Sim, isso não é besteira, nem loucura. Quem não gosta de carinho? E os cães como nós, também gostam muito de receber afagos, carinho e até um colo. Sente com seu cão, faça carinho nele. Cães são muito ligados a expressão corporal, ao tom de voz e ao toque. E com certeza isso irá aproximar você de seu cão, e muito. Se possível, pegue seu cão no colo, abrace, e faça carinho. Um cão que se sente amado, se sente seguro.

5 – Você força seu cão a fazer o que não gosta?

Se você força seu cão a fazer coisas que não gosta, pode se tornar um carrasco na visão dele. Sabemos que coisas como tomar banho, tosar, limpar ouvidos, tomar remédios e outros, são extremamente necessários, mas o ideal é que o cão seja tratado com firmeza e carinho, nessas horas, e nem com gritos e agressões. Outra dica importante é faze-lo aprender que irá ter uma recompensa depois de algo que ele não gosta muito de fazer.

cão medico 3

Sempre é bom frisar que todos gostam de ser bem tratados, e que isso não é diferente com os animais. Quanto mais parceiro você for do seu pet, mais ele será seu e mais lhe dará o imenso amor que nos faz enorme diferença.

Prevenção é tudo, quem ama cuida e protege!

(Fotos: Internet)

                 Medica Veterinaria Dani Raro  Danielle Raro – Médica veterinária

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *